terça-feira, 9 de junho de 2009

Economizar?

Estamos em pleno século XXI, e uma das grandes discussões é a questão ambiental. Como preservar o meio ambiente? Como conscientizar o homem de que é preciso parar com a devastação das matas? Como fazê-lo acreditar que podemos de alguma maneira ter qualidade de vida e assegurar um pouco dessa qualidade de vida para as gerações futuras?
Todos os anos nesta época do ano as discussões em torno deste assunto são aquecidas. Professores desenvolvem projetos com seus alunos, ambientalistas protestam, fazem mesa redonda para discutir o assunto. E mesmo assim continuamos a ver nos jornais notícias de caminhões carregados de madeira ilegal saindo da Amazônia. De pessoas que pescam mesmo em época que não pode. De queimadas irresponsáveis em reservas naturais e até mesmo no quintal do vizinho.
Estamos cansados de ouvir que temos de preservar a água potável, ensinamos isso para nossos alunos. Mesmo assim, muitos tomam banho de 15 minutos sem desligar o chuveiro. Outros ligam a torneira para pegar um balde d’água na hora da limpeza da escola e a esquecem ligada fazendo a água escorrer pelo terreiro ou calçada afora. Alunos vão tomar água e em vez de tomá-la a desperdiçam lavando a caneca no bebedouro.
São atitudes aparentemente inocentes, mas que provocam prejuízos grandiosos. É preciso mais atenção e mudança de atitude por parte de todos nós. Quando digo nós, falo de Escola, Comunidade, Município, Estado, Nação Humanidade... Uma coisa eu afirmo, é preciso economizar sim. Economizar no sentido de não desperdiçar. Nesta questão todos sem exceção tem que fazer a sua parte. De nada adianta ensinar a teoria se a prática é vivenciada de forma errônea.
Professora Mara Lucia Martins Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário