terça-feira, 9 de junho de 2009

Para um futuro melhor


Diariamente ouvimos, assistimos e presenciamos fatos e comentários feitos a respeito de assuntos a cerca de importância universal, entre eles o que mais se destaca é: Degradação ambiental, este tem sido motivo de grande preocupação para muitos.
Quando dizemos “Degradação Ambiental” estamos nos referindo e juntando diversos tipos de problemas que leva facilmente a uma só causa. Se as geleiras estão derretendo, se as chuvas estão desproporcionais - chovendo muito em um lugar e pouco em outro - se as matas estão sumindo, espécies entrando em extinção há certamente alguém contribuindo para que isso aconteça e esse alguém somos nós – os seres humanos - quem estamos destruindo o que é nosso...
Exemplo bem claro disso é a Amazônia, a maior floresta tropical do mundo que abrange várias terras de diferentes países além do Brasil. A Amazônia apresenta rica biodiversidade, números de rios e é de grande importância na economia brasileira, considerada também a “Máquina de chuva”, por ter ciclo hidrológico essencial e responsável tanto pelas chuvas de seu território quanto de vários outros estados brasileiros. Mesmo nos proporcionando tanto bem, sabemos que ela vem passando por um momento de “Destruição Contínua”.
Suponhamos que este processo destrutivo continue sem que ninguém faça nada para impedir... Já parou para pensar nas conseqüências desastrosas que isso pode nos trazer?
No mínimo nossos filhos e netos viverão num “futuro incerto”, onde as chuvas, a fauna e a flora seriam relíquias de um passado ambicioso e irracional do próprio ser humano.
Por isso temos que ter consciência e aprender a valorizar o que é nosso. Penso, portanto que, respeitando o espaço de cada cidadão, o aumento de fiscalização o cumprimento de leis e a aplicação de multas para aqueles que desrespeitam essas regras, seria de muito aproveito em relação a Amazônia, pois nosso objetivo é sempre visar o “HOJE” em função do “AMANHÔ.
Thaís Reguero Demori

Um comentário: